Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Os caminhos e os descaminhos do Educar

            As transformações no sistema de ensino e no meio social, além dos crescentes avanços tecnológicos são muito significativas. Esses fatores provocam mudanças no paradigma da educação. Cada vez mais se ouve falar da tarefa de educar na linha da gestão democrática e da participação das famílias e da sociedade no processo de tomada de decisão no ambiente escolar.
            Uma escola de qualidade necessita profissionais que conheçam seu educando, seu entorno e que propiciem a participação da comunidade escolar no processo de construção de cidadania. A escola e nós, professores, precisamos respeitar o que os pais e avós dos nossos educandos e o que nossos próprios educandos pensam sobre a educação, relevando o quanto isso traz de benefícios para uma educação solidária e complexa, mas também precisamos do apoio e da dedicação destas famílias para contribuir na formação do educando.
Sabemos que as mudanças educacionais são extremamente complexas e que imensa é a nossa jornada.  Às vezes pensamos em desistir, desanimamos frente a tantos obstáculos que diariamente a vida nos impõe. Faltam-nos recursos, cooperação, afeto, compreensão, diálogo, ousadia, reconhecimento, e muito mais. Muitas vezes vivemos uma realidade financeira contrária as nossas necessidades pessoais e profissionais, para sobrevivermos condignamente e para nos atualizarmos contínua e permanentemente. Entretanto, sempre precisamos superar essas dificuldades e assumir de corpo e alma, a nossa realidade, mesmos que contrariando nossas convicções.
Apesar disso, escolhemos a profissão: educador. Todos os dias adentramos em um universo complexo chamado sala de aula. Um universo cheio de desafios e oportunidades, no qual experimentamos várias sensações, entre elas, infelizmente, o fracasso. Fracassamos por inúmeras razões, independente da nossa vontade, mas também quando insistimos e vencemos, percebendo que é possível reavivar, construir e reconstruir o conhecimento juntamente com os educandos, é sublime, e a mera significância original da palavra “professor”, detentor da luz, torna-se ineficaz.
Há, portanto, que saber ousar e correr os riscos do novo, encarar nossas limitações e cegueiras; saber rir de si mesmo e do mundo, evitar modelos fixos e determinadores de comportamentos e reinvestir importância ao poder das utopias realistas para a formatação de um novo ser societal, de um novo ser-no-mundo. Clarice Lispector disse que "cada pessoa é um mundo, cada pessoa tem sua própria chave e a dos outros nada resolve". Pensamos que esse é o desafio daqueles que desejam a educação: usar sua própria chave para abrir dimensões de si mesmo e nos outros, permitindo surpresas que o conhecimento e o autoconhecimento podem presentear.

9 comentários:

  1. Olá colega.
    Achei interessante o que você descreveu acima.
    abç

    Leonara

    ResponderExcluir
  2. Olá colega, achei muito pertinente sua postagem, ser educando não é nada fácil, mas precisamos acreditar na educação, bjsss.

    ResponderExcluir
  3. Os caminhos e descaminhos do Educar....
    Os caminhos se iniciam na familia,seguem caminhos pela escola, pela vida...
    mas também depende da qualidade de profissionais onde os mesmos conheçam o seu público com que vão lidar.

    PARABÉNS.....

    ResponderExcluir
  4. Realmente Catia, os caminhos e descaminhos da educação permeiam muitas vezes outras estradas e nem sempre conseguem se encontrar.Mas vamos lutando, aprendendo, inovando, persistindo e reconstruindo esses caminhos para podermos encontrar nossos educandos e orientá-los a seguir por um bom caminho.

    ResponderExcluir
  5. Oi Catia, pelo visto, você também gosta de poesia. Eu acredito muito na força de diferentes linguagens na construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Cátia!

    Parabéns pelo blog! Assim como você considero a Literarura muito importante para a formação dos nossos educandos.
    Abraços,
    Tânia

    ResponderExcluir
  7. Cátia, me deu uma ideia: quando eu precisar de algo sobre Literatura vou antes visitar o seu Blog. Parabens você ja recebeu, então vou te dar uma dica- Poste mais, quem sabe eu encontre aí o que preciso. Brincadeira né. Um grande abraço e é muito saber que você é nossa colega.
    Do Véio. Antes que eu esqueça: meu blog ficou assim: veiosjm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Cátia. Muito bom o teu blog. Olhando o texto que postou sobre os caminhos da educação, concordei com todas as tuas colocações, pois a educação necessita de mudanças, e nós educadores precisamos estar atentos para buscar qualificação, enfrentando os desafios para atingir nossos objetivos no meio educacional.

    ResponderExcluir
  9. Ola Catia.
    Muito pertinente o teu texto.
    Certamente a educação teria outra concepção se tivemos maior participação dos pais na vida escolar dos filhos.
    A formação continuada e as especializaçoes são extremamente importantes, uma vez que somos aprendizes a vida inteira e, sempre precisamos aprender coisas novas para motivarmos nossos alunos.
    As dificuldades existem, mas o amor ao trabalho supera qualquer obstaculo.
    Abraços...
    Aline Katzer

    ResponderExcluir